Estimular crianças desde muito pequenas a aprender um instrumento musical, influencia também no desenvolvimento de habilidades sensoriais delas.

Por isso, quanto mais cedo colocar o seu filho numa escola de música, melhor vai ser o aproveitamento dos benefícios que essa prática oferece. Com a música, o seu filho aprende se divertindo.

Não importa se você acha que seu filho não tem talento, ou que ser músico profissional não está nos planos para o futuro dele. A música transcende esses preceitos.

E sim, uma criança de 3 anos pode tocar um instrumento musical, quer saber como? Preparamos esse texto falando sobre as possibilidades e benefícios de uma criança aprender a tocar um instrumento tão cedo. Confira!

Por que estimular crianças a tocar instrumento musical?

Albert Einstein já dizia: “criatividade é a inteligência se divertindo”. É dessa maneira que uma criança desenvolve suas habilidades importantes para se tornar um adulto bem sucedido em qualquer área.

O contato coma música estimula funções cerebrais que interfere no conhecimento, concentração e criatividade.

Ao aprender tocar um instrumento, a criança aprende também como se comportar diante de adversidades, começa a perceber que para atingir um objetivo é preciso dedicação.

E, convenhamos, não há quem não goste de música. Música relaxa, anima, descontrai, e utilizá-la para aguçar outros sentidos importantes para o desenvolvimento humano, não é sacrifício nenhum.

Iniciação musical

Uma criança de três anos ainda é muito nova para aprender a tocar piano, por exemplo, por isso o primeiro contato será através da musicalização.

A criança irá conhecer sobre instrumentos, melodias, ritmos e suas sensações, nada muito técnico, pois é o momento um momento de descobrimento sobre o universo da música.

Assim, a criança desenvolve também o gosto musical, qual será a sua preferência, qual instrumento será o seu favorito.

Música para todas as idades

Não existe um tempo específico para introduzir a música no cotidiano das crianças, na verdade, ela está presente desde a formação na barriga da mãe.

Nos primeiros anos de vida de uma criança, tudo é novidade e tudo é aprendizado, a criança está conhecendo o mundo. Para saber como escovar os dentes, tomar banho, conhecer sobre cores e o próprio corpo, sempre existe uma canção.

Metodologia Suzuki

O professor Shinichi Suzuki (1898-1998), criou um método em que uma das características é que todas as crianças podem tocar um instrumento musical.

Não precisa demonstrar talento, basta que a criança esteja envolta a um ambiente afetivo e acolhedor tanto na escola quanto em casa.

Com o acompanhamento dos pais e a atenção humanizada dos professores, a criança se sente à vontade e cada vez mais interessada em aprender sobre os instrumentos.

Consequentemente, a criança desenvolve suas habilidades cognitivas, sócio-emocionais, e motoras. Importantes para que no futuro, ela seja um adulto de criatividade, produtividade e feliz.

Estimular crianças a tocar um instrumento musical só lhes traz benefícios, independente de serem muito novas ou não ter predisposição musical, mas o essencial é o desenvolvimento delas. A música é um elemento lúdico para os pequenos aprenderem brincando.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here