A falta de concentração das crianças é algo natural, mas muitas vezes pode atrapalhar na aprendizagem escolar. Saiba que, por exemplo, aprender a tocar um instrumento musical pode contribuir com aumento de criatividade e concentração.

Ao aprender algo novo, uma criança se dedica e se empolga com isso. Quando se trata de aprender a tocar um instrumento musical a dedicação é maior.

Aprender a tocar uma canção completa, requer tempo, então é preciso treinar cada nota até atingir a melodia total. 

Esse processo já trabalha muito a concentração e disciplina, mas existem outros exemplos na música. Deseja saber quais são eles? Confira!

Afinal, como aumentar a concentração das crianças? 

A música está presente em vários momentos da nossa vida, existem pessoas que só conseguem fazer alguma coisa se estiver ouvindo música.

Para os estudantes, estudar escutando as suas canções favoritas é um método de absorver o conteúdo das matérias.

Não importa o estilo musical, a música tem o dom de nos envolver, acalmar, alegrar, entre outras emoções.

Mas como aumentar a concentração das crianças com música? Separamos alguns fatores que ajudam nisso através da música.

  • Direcionando a atenção

Quando o aluno recebe as notas musicais ele precisa prestar muita atenção na leitura delas, assim como em que momento irá utilizar cada nota. Também é importante acompanhar detalhadamente as instruções do professor.

Uma nota a mais ou a menos interfere na composição da melodia, por isso, é preciso direcionar a atenção para todos esses aspectos.

  • Estimulando o cérebro

Estudos comprovam que aprender a tocar um instrumento musical interfere em algumas regiões do cérebro, fazendo com que as respostas de entendimento sejam dadas de maneira mais rápidas.

Quando se escuta uma música, funções cerebrais são ativadas para decodificar timbres, harmonia, modulação, etc., ou seja, mesmas funções exercidas para resolver um problema de matemática, por exemplo.

  • Expandindo as ideias

O individuo que tem contato com a música desenvolve o raciocínio fluido, ou seja, tem a capacidade de sair do óbvio. A música estimula a imaginação, segundo especialistas, quem tem envolvimento com a música é mais criativo do que a pessoas que não tem.

Sem contar que a música é uma arte e toda arte mexe com as nossas emoções, fazendo com que tenhamos uma percepção de nós, enquanto indivíduos, bem como do outro.

Essa sensibilidade permite pensar em várias situações que envolvem contextos diferentes, caminhos diferentes e pessoas diferentes.

Considerações finais

Vale ressaltar que quanto mais cedo à pessoa tiver contato com a música mais vai aproveitar todos os benefícios. Dessa forma, a infância é o período ideal para a inserção em um curso de instrumentos, pois ajuda a criança em todos os aspectos do desenvolvimento.

Contudo, é notório que aprender sobre música é muito mais do que se tornar um profissional da área ou um simples passatempo. Na verdade a música é uma alternativa eficiente para despertar habilidades e conceitos.

Assim, se você gostou de saber como aumentar a concentração das crianças por meio da música, não deixe de conferir outros de nossos textos sobre esse assunto. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here